Previsão do tempo indica retorno das chuvas no Sul do país, veja quando

Previsão do tempo indica retorno das chuvas no Sul do país, veja quando

A chuva retorna também ao Mato Grosso do Sul, sendo positiva para o desenvolvimento do milho safrinha

De acordo com a Somar Meteorologia, após um longo período de seca e estiagem, que prejudicou as safras no Sul , especialmente a da soja, a previsão do tempo indica uma mudança no padrão atmosférico e a chuva retorna a região Sul do Brasil no fim desta primeira quinzena de abril.

O início do outono tem sido marcado por baixas temperaturas no Brasil, principalmente no Sul , onde nesta segunda-feira, 6, foram registradas temperaturas mínimas de 2 °C na Serra Gaúcha e Catarinense com formação de geada. Segundo a Somar, essas ondas de frio por enquanto não atingiram áreas produtoras.

Estiagem agrícola

Mesmo com o aumento no volume de chuvas, ainda há umidade baixa desde o sul de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul. As regiões centrais do Brasil apresentam umidade do solo mais elevada, como em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, favorecendo o desenvolvimento do milho safrinha.

“A frente fria que passou por São Paulo e Paraná foi fraca nas áreas do leste desses estados, que apresentam aproximadamente 20 dias sem chuvas agrícolas. O mesmo acontece no oeste da Bahia, mas nesse aspecto a diminuição da chuva foi boa porque o estado passou por um mês de março muito chuvoso que favoreceu a colheita da soja na região”, comenta o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

Chuva prevista

  • 8 a 12 de abril 

A frente fria que passou por São Paulo agora se concentra no Espírito Santo e na Bahia, e forma uma faixa com a umidade da amazônia trazendo chuvas para Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Amazonas. Esses volumes  podem beneficiar o desenvolvimento milho safrinha.  “Mas fica um alerta para o leste da Bahia, a volta da chuva em abril costuma piorar a qualidade do chamado baixeiro, as plumas que ficam mais próximas do solo”, explica Oliveira.

Na região Sul, não há previsão para chuvas no período. A chuva é fraca no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

  • 13 a 17 de abril

Durante o período, há uma mudança do padrão atmosférico, caracterizando um aumento da chuva no Sul do Brasil, não são níveis altos, mas que ajudam no quadro hídrico da região. A chuva retorna também ao Mato Grosso do Sul, sendo positiva para o desenvolvimento do milho safrinha.

Por outro lado, a os níveis diminuem em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de São Paulo, favorecendo a produção do café arábica em Minas Gerais e a retomada da colheita da cana-de-açúcar em São Paulo. No Norte e no Nordeste ainda há expectativas de acumulados altos inclusive em áreas do Piauí e do Maranhão.

Deixe uma resposta

Fechar Menu